Projeto Erasmus +: Profissionais do século XXI: Uma Aventura pela Europa V
16 December, 2020
Alunas da turma 12ºC promovem ação de solidariedade
18 December, 2020

Projeto ROV4ALL

É com muita alegria que informamos a comunidade escolar que a candidatura submetida ao projeto ROV4ALL, construção de robôs submarinos em contexto escolar, foi aprovada. Assim sendo, nos próximos meses, uma equipa constituída por alunos e professores será desafiada a construir um veículo subaquático operado remotamente e irá receber 2 kits versão simples.

Para levar a cabo esta aventura contamos com a participação dos alunos do 11º28, do curso profissional de Técnico de Multimédia e com os alunos do 12º ano, da disciplina Aplicações Informáticas que irão apresentar atividades com os robôs construídos aos alunos do 1ºciclo. Este projeto de articulação entre secundário e 1ºciclo vai permitir a estes alunos explorar o mundo da robótica e diversificar estratégias que já foram iniciadas com a Oferta Completar (Inglorobótica e Programação e Robótica). A ligação dos dois ciclos (1ºciclo e secundário), vai ser fundamental pela riqueza de atividades que se podem desenvolver. Tratando-se de alunos do curso profissional técnico de Multimédia será possível também produzir filmes, fotografias e cartazes que divulguem as atividades a implementar. O objetivo será utilizar os robots para sensibilizar os alunos dos vários níveis de ensino do 1ºciclo para não poluírem a ria formosa (criar um lago artificial, colocar lixo no lago e cavalos marinhos, conduzir o robot de forma a eliminar o lixo do lago artificial e salvar os cavalos marinhos que simbolizam a ria formosa).Esta iniciativa enquadra-se perfeitamente no projeto da Escola Azul que o 1ºciclo está a desenvolver. Resta-nos esperar pelos Kits e pelas formações previstas para janeiro.

2021 vai trazer-nos mais este desafio!

Projeto ROV4ALL (arditi.pt)

“O projeto ROV4ALL é um projeto de Literacia do Oceano, financiado pelo Fundo Azul através da Direção-Geral de Política do Mar. Com este projeto, pretende-se que alunos construam os seus próprios ROVs (veículos aquáticos operados remotamente, do inglês Remotely Operated Vehicle) a partir de um kit idealizado. O desenvolvimento do projeto na escola terá o apoio da equipa do ROV4ALL que é constituída por técnicos e pilotos de ROVs, engenheiros, investigadores em ciências marinhas, educadores marinhos, comunicadores de ciência e professores.”

ROV4ALL | Facebook