Projetos AEJD

Garantir que todos os alunos são capazes de alcançar o seu potencial, independentemente do seu contexto socioeconómico ou situação pessoal, é o objetivo do Agrupamento de Escolas João de Deus em Faro. São várias as iniciativas que principiam no pré-escolar e que se estendem até ao ensino secundário. Mas, na prática, o que significa ‘sucesso escolar para todos’? Este texto explora alguns exemplos de projetos que apoiam a participação equitativa na educação de qualidade para todos.

São o caso dos projetos Erasmus+, com muita tradição no AEJD, que procuram potenciar o desenvolvimento pessoal e profissional dos cidadãos, bem como o reforço da identidade europeia e da empregabilidade, promovendo o trabalho no âmbito de parcerias internacionais fomentando a partilha de conhecimento e a inovação nas áreas da educação, formação, juventude e desporto. Os Estágios Profissionais para alunos e Jobshadowing para professores, realizados em Sevilha. Atividades de Jobshadowing em que o AEJD colaborou como escola de acolhimento organizando três Ações de Curta Duração (ACD) subordinadas ao tema wordpress. Colaboramos ainda com um parceiro Espanho e proporcionámos outro Jobshadowing. Foi também colaborador num intercâmbio escolar, recebendo alunos Polacos com o Projeto “Power Project: “Happy and Healthy Kids – We Learn and Play Together”. Por outro lado os Projetos Erasmus+ “Equal Place in STEM Career and Digital World” e o “Spot and Stop Emotional School Dropout: Prevenção do Abandono Escolar Precoce”, são dois exemplos de mobilidade de grupo para fins de aprendizagem, assim como para a cooperação, a qualidade, a inclusão e equidade, a excelência, a criatividade e a inovação no domínio do ensino escolar. Finalizámos com um dia dedicado ao Erasmus+, uma iniciativa de nomeámos de ERASMUS DAY AEJD e que pretendemos repetir nos próximos anos.

Eco-Escolas é uma iniciativa desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e características do meio envolvente.

O projeto Escola Azul, com o projeto “Salvaremos os animais marinhos da Ria Formosa”, tem vindo a contribuir para a promoção da Literacia do Oceano na comunidade escolar e criar gerações mais responsáveis e participativas, que contribuam para a sustentabilidade do Oceano.

Com o Todos Contam temos conseguido desenvolver um conjunto de atividades que envolvem todos os alunos  do AEJD a trabalhar as questões de educação financeira e que tem merecido distinção  pelas entidades organizadoras, Conselho Nacional de Supervisores Financeiros – Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões – e pelo Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação e da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional. Por essa razão, este ano letivo, fomos brindados com a vinda do ilustre Sr. Governador do Banco de Portugal (BP), Dr.º Mário Centeno, com uma aula aberta.

Estes são apenas alguns dos exemplos com maior destaque na comunidade educativa, pois são várias as iniciativas promovidas pelo nosso Agrupamento no que concerne aos projetos dinamizados e que podem acompanhar através do site da escola no seguinte endereço: https://aejdfaro.pt/atividades/projetos/.

Maria João Seruca

Scroll to Top