A saúde mental está em destaque na Escola Secundária João de Deus em Faro, no âmbito da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento.

O trabalho artístico da aluna Alexandra Trindade Correia, finalista do curso profissional de fotografia, está patente na exposição fotográfica intitulada “The final scream” no oCupasciDadania, um novo espaço expositivo da Escola. Trata-se de um conjunto de 15 fotografias que nos convoca para uma aproximação ao universo da doença mental.

A inauguração desta exposição precedeu a palestra realizada no dia 28 de maio e organizada pela aluna, contando esta com o contributo de dois profissionais do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, a Dra. Patrícia Romão, psicóloga, e o Dr. Duarte Palma, psiquiatra. A assistência, composta pelas turmas do curso de fotografia e da opção de psicologia, aproveitou as duas horas da sessão para ouvir as respostas às suas questões, algumas delas recolhidas prévia e anonimamente,  sobre a fronteira entre o normal e o patológico, as estratégias de confronto do stresse provocado pelos momentos de avaliação, os fatores desencadeadores de doença mental, as sintomatologias associadas a depressão ou ansiedade, a autoimagem e o desejo de aceitação. A família e o futuro foram sendo, ao longo da conversa mantida entre a assistência e os oradores, o foco dos jovens, revelando a perceção destes sobre a importância das questões relacionais e emocionais para a saúde mental.

A exposição “The final scream” mantém-se na Escola Secundária João de Deus e pode ser visitada pelo público em geral no horário escolar.

  • Ana Lúcia Correia
  • Equipa de CD da ESJD
Scroll to Top