Serviços de Psicologia

Serviços de Psicologia

Esclarecimento e acompanhamento

Os Serviços de Psicologia destinam-se aos alunos, professores, funcionários, pais e encarregados de educação ou outros profissionais que trabalhem em parceria com a escola e que necessitem de algum esclarecimento ou acompanhamento.

Equipa

composta pelos Psicólogos

Recorrer ao Serviço de Psicologia?

Como o pode fazer

(clique para ver Diretores de Turma)

(clique para enviar email)

Nos Gabinetes dos Serviços de Psicologia das Escolas do Agrupamento de acordo com o horário afixado no local.

Apoio Psicopedagógico

a professores e alunos
Os psicólogos poderão colaborar na avaliação psicopedagógica especializada de situações de alunos com alguma dificuldade de aprendizagem ou de adaptação às tarefas escolares, analisando e propondo estratégias educativas e fazendo um acompanhamento do processo de ensino aprendizagem em colaboração com Pais/Encarregados de Educação, Diretor de Turma, Conselho de Turma e/ou Professor de Educação Especial.

Orientação Vocacional

Escolar e Profissional
Este serviço destina-se sobretudo aos alunos do 9º ano de escolaridade, Programa de Curriculos Alternativos, Cursos Vocacionais (3º ciclo), Cursos Científico - Humanísticos e Cursos Profissionais (Ensino Secundário), que se encontrem em momentos de realização das suas escolhas a nível vocacional (Escolar e Profissional). A orientação vocacional poderá consistir em sessões preparadas para as turmas, mas também está aberta a todos os alunos que se dirijam ao serviço para um atendimento individual ou em pequeno grupo. Os serviços disponibilizam-se ainda a prestar esclarecimento a pais/encarregados de educação e professores sobre questões relacionadas com o prosseguimento de estudos e/ou reorganização de percursos formativos.

Apoio ao Desenvolvimento

do sistema de relações da comunidade educativa
Os Serviços de Psicologia poderão ainda fazer a ponte com outros organismos da comunidade (saúde, ação social, organismos ligados à formação profissional, empresas, outras escolas, etc), no sentido de promover a integração e desenvolvimento plenos dos alunos da escola. Os Serviços de Psicologia trabalham ainda em parceria com os conselhos de turma, equipas pedagógicas e Serviço de Apoio ao Aluno e à Família (SAAF), nomeadamente na análise de situações de dificuldades de adaptação às tarefas escolares, podendo os Diretores de Turma solicitar apoio aos psicólogos neste tipo de situações.
Scroll to Top