Sessão de sensibilização ambiental

“Viagem ao fascinante mundo das abelhas” – 11 de dezembro de 2023

No dia 11 de dezembro, tivemos na Escola E.2.3 de Santo António a visita do Alexandre Pereira, Engenheiro Ambiental e Apicultor, que veio fazer à nossa escola várias sessões sobre as abelhas e a sua importância para a biodiversidade para todos os alunos do 5ºano. 

Esta atividade foi organizada pelo Clube de Ciência Viva do Agrupamento. 

Os alunos adoraram e nós também. 

Sabias que…

As abelhas vivem em colmeias naturais ou artificiais. No seu interior, existe uma rainha – mãe de todas, abelha adulta e fértil. Entre elas, existem cerca de 15.000 abelhas obreiras, que usam de cera para construir os favos, onde armazenam mel e pólen.

O mel alimenta as larvas e os insetos adultos. Além disso, há o zangão, que existe para fecundar com a rainha, procriando mais e mais abelhas. As abelhas possuem em média, entre 28 a 48 dias de vida, com exceção da rainha, que pode viver até 5 anos.

As abelhas são essenciais para o planeta e o equilíbrio do ecossistema. Elas polinizam plantações de legumes, grãos e frutas, o que é indispensável, já que através delas cerca de 80% das plantas se reproduzem.

Já Einstein dizia, “Se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais, não haverá raça humana”.

Estes insetos afetam a vida humana diariamente sem que ninguém perceba. Dois terços, aproximadamente, de alimentos ingeridos são produzidos pela ajuda da polinização das abelhas. Esses pequenos insetos são pequenos no tamanho, mas de uma importância gigante para o planeta. 

As professoras

Anabela Estudante e Carla Sofia Peres

Scroll to Top