Henry Sheldrick selecionado para sessão em Split (Croácia) e Marcelo Belo para sessão em Liubliana (Eslovénia).
No dia 17 de abril rumaram à cidade do Porto os delegados da Escola Secundária João de Deus, Marcelo Belo e Henry Sheldrick, acompanhados pela professora Ana Lúcia Correia, para participarem na Sessão Nacional do Parlamento Europeu dos Jovens. Seguiram-se quatro dias intensos de trabalho e de convívio que nenhum dos 90 delegados e 24 professores irá esquecer, tantas foram as surpresas e as emoções vividas.
Para quem nunca participou e pretende fazê-lo, aqui vão algumas informações úteis, até porque para o ano haverá novos delegados e serão abertas as candidaturas.
Mas como foram selecionados os delegados presentes nesta sessão? Na nossa escola, os professores de Filosofia lançaram o desafio aos alunos do 11º ano, no âmbito do conteúdo programático “Filosofia Política” e receberam candidaturas que foram validadas com o apoio dos professores de Inglês, pois a fluência em língua inglesa é um dos requisitos, para além da cultura geral e do interesse pelo debate e pela partilha de ideias sobre assuntos da atualidade.
Numa segunda fase, os seis delegados selecionados, Inês Catarina, Ariana Pereira, João Coelho, Maria do Carmo Aires, Marcelo Belo e Henry Sheldrick, participaram na sessão regional que decorreu em Setúbal, de 9 a 11 de fevereiro, e onde estiveram presentes mais 5 escolas. Dos 36 delegados regionais presentes em Setúbal foram selecionados por um júri internacional, 18 delegados nacionais que se juntaram no Porto aos delegados selecionados nas sessões de Braga e de Coimbra. Também nesta sessão, um júri internacional que acompanhou todas as atividades realizadas, avaliou e classificou cada um dos delegados e dessa classificação saiu uma lista de delegados que irão participar numa sessão internacional do Parlamento Europeu dos Jovens. Os nossos representantes foram selecionados e estão de parabéns pois não falta muito para mais uma aventura europeia nas cidades de Split, na Croácia, e de Liubliana, na Eslovénia.
E que trabalho resultou desta sessão no Porto?
Desta sessão que se dividiu em 7 comissões de discussão nos primeiros 3 dias, resultou um conjunto de moções reunidas num caderno intitulado “Resolution Booklet – Porto 2024”, depois de aprovadas em assembleia geral no quarto dia de trabalho parlamentar. A título de exemplo, na Resolução V foi aprovada a moção que defende estratégias concretas para valorizar as humanidades, realçando o seu papel no reconhecimento das injustiças e da violação dos direitos humanos. Numa outra moção, a comissão de Segurança e Defesa, questionou e propôs formas de cooperação entre a UE e a NATO de modo a promover a Paz.
Então foi só trabalho político?
Não, também houve muito convívio e partilha informal de experiências e conhecimentos já que todos os elementos das equipas internacionais, elementos da comunicação, elementos do trabalho académico e elementos da estrutura organizativa, estiveram em contacto permanente com os 90 delegados. “Eurovillage”, “Euroconcert” e “Theme Party” correspondem a 3 momentos culturais em termos gastronómicos, musicais e criativos que animaram as noites de todos os participantes e que estimularam o conhecimento das diferenças culturais e das pontes que a UE possibilita e promove. No final, cantou-se o “Hino da Alegria” e “Imagine” com a sensação de que tínhamos percorrido um caminho de diálogo vasto e exigente e que as amizades aqui iniciadas só podem dar bons frutos. E porque a política é a mais nobre das missões quando se entrega ao bem comum, a equipa de Educação para a Cidadania do AEJD não poderia estar mais orgulhosa do desempenho dos alunos da nossa escola.
Parabéns aos alunos participantes!
Parabéns aos professores envolvidos!