Basquetebol AEJD- conquista do 3º e 5º lugar a nível nacional
27 Maio, 2016
Aluna Rita Domingues no Concurso Pangea 2016
31 Maio, 2016

Sessões de Meditação e Mindfulness no AEJD

Vivemos numa sociedade em que parece haver pouco tempo para tantas e tantas atividades que queremos fazer ou somos solicitados e estimulados a realizar. Esta “sobreestimulação”, pode ter como reflexo um menor tempo dedicado à família e aos filhos, com consequências negativas para a felicidade das crianças e o seu aproveitamento escolar. Conscientes deste facto, e de forma a melhorar a relação Pais-Filhos-Escola, está a ser desenvolvido um Programa de Meditação e Mindfulness com os alunos do 1º ciclo do Agrupamento. Este programa tem como objetivos:
Aumentar a consciência corporal. Propiciando o desenvolvimento da consciência corporal e postural à medida que se experimenta e não com base na imposição. Favorece-se o desenvolvimento de memórias sensoriais de estados de relaxamento e calma, tal como de estados de concentração, com o objetivo de que os alunos possam aceder cada vez com maior rapidez a estes estados. Tudo isso ao observarem-se com carinho, reforçando assim a autoimagem de cada um.
Melhorar a gestão emocional. Partindo do reconhecimento e da expressão assertiva e respeitosa de uma emoção e também desenvolvendo a capacidade de atenção às sensações físicas próprias de cada emoção. Isto promove o curto-circuito do sistema de retroalimentação da emoção contractiva, para poder transformá-la numa emoção expansiva. Presta-se especial atenção a este momento de transformação da emoção através de práticas inspiradas no Focusing, com o objetivo de dotar os participantes de ferramentas concretas para transmutar a emoção contrativa (raiva, medo ou tristeza).
Melhorar a interação social. Através do desenvolvimento de um olhar compassivo em relação a si mesmo e aos outros desenvolve-se uma conduta mais pro-social e empática.
Incrementar as habilidades cognitivas. Desenvolver a atenção aos pensamentos como ponto de partida para o desenvolvimento de uma mente feliz. Parte-se da observação dos processos mentais como um início em relação à prática da meditação, aprendendo a aquietar a mente e permitindo que haja menos interferências na hora de receber informação. A concentração leva a que se consiga captar mais informação. O desenvolvimento da capacidade de discernir está na base de uma aprendizagem ativa, significativa e crítica. Pressupõe saber ao que prestar atenção e selecionar a informação mais relevante.

Para além das sessões com os alunos, são realizadas sessões com os pais e encarregados de educação, nas quais o foco é sobretudo prático e de forma a dar espaço aos participantes para partilharem experiências com as práticas e as vivências com os filhos.

O programa para pais e encarregados de educação foca questões básicas como:
– Escuta atenta e em presença da criança;
-Compreensão da criança e educação dos filhos como uma realidade em contínuo movimento, assim como todas as pessoas envolvidas no processo;
– Identificação de automatismos e reações não conscientes;
Este programa de Meditação e Mindfulness, desenvolvido pelo Psicólogo Rodrigo Fragoso, no Agrupamento de Escolas João de Deus, recorre ao melhor da estrutura de programas educativos, apoiados por numerosos estudos na sua adaptação a crianças e jovens, por revisões do programa baseado em Mindfulness para a redução de Stress (MBSR), de Jon Kabat-Zinn, Inner Kids (Susan Greenlad), Mindfulschools (EUA) e Mindfulkids (Colombia).