Este é um mês muito especial para a Comunidade Surda escolar, pelo seu destaque na luta para a quebra de barreiras e em prol da procura de uma sociedade com menos preconceito e mais inclusiva.

O mês de setembro é o mês em que, um pouco por todo o mundo, se comemoram eventos marcantes da Comunidade Surda voltados para a consciencialização para a acessibilidade e a comemoração de conquistas obtidas pela comunidade ao longo dos anos, sendo conhecido como setembro azul.

O motivo da cor azul tem origem num passado triste, porque lembra principalmente a opressão que os Surdos viveram no período da Segunda Guerra Mundial por parte do regime nazista. Eles identificavam as pessoas surdas com uma faixa azul no braço, a qual eram obrigados a usar, por serem qualificadas como “raças inferiores”.

Depois da guerra, essa cor tornou-se um marco do que eles sofreram e foi atribuído um novo significado à cor azul como sendo orgulho da identidade surda. Em 1999, no XIII Congresso Mundial da Federação Mundial de Surdos, na Austrália, o Dr. Paddy Ladd, também Surdo, propôs o uso de uma fita azul como símbolo do movimento surdo, tendo assim permanecido até hoje.

A Comunidade Surda da Escola Secundária João de Deus

Scroll to Top