Projeto – Sustentabilidade Alimentar

Antes de mais dizer que estes trabalhos de projeto, foram desenvolvidos pelas turmas C e D do 9º ano, do nosso Agrupamento de Escolas João de Deus com a orientação da professora de  Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento.

Dizer também que a professora Anabella Vaz foi com a sua vontade e determinação, decisiva para a minha participação neste projeto em parceria do Pavilhão do Conhecimento- CCV.

Os trabalhos foram desenvolvidos com uma abordagem SAAL( Schools as Living Labs).

A Sustentabilidade Alimentar tem que ser um propósito das novas gerações  e como os alunos aprendem através dos desafios da vida real, foi importante irem muito para além da sala de aula e do espaço físico da escola, refletindo sobre as implicações das  decisões/ações das outras pessoas e das suas próprias, no seu futuro individual ou coletivo, caminhando assim para a educação do Sec. XXI. Assim os alunos foram entrevistar os vendedores do Mercado Municipal de Faro, para saber se neste mercado  efetivamente há a preocupação pela sustentabilidade alimentar, evitando o desperdício.

Abaixo fica o quadro-resumo dos objetivos/aprendizagens essenciais do projeto.

Todos os trabalhos foram realizados pelos alunos.

Integração curricular da atividade

 

Disciplinas:

Ciências Naturais- Professora Adelaide Coelho

Cidadania e Desenvolvimento- Professora Adelaide Coelho

Português- Professoras Isabel Campos 9º C e Patrícia Diogo-9º D

Conteúdos

Alimentação Saudável/ Saúde Alimentar

Alimentação Sustentável/Desenvolvimento Sustentável

Objetivos:

Potenciar experiências pedagógicas e formativas nomeadamente o desenvolvimento de valores e atitudes de sociabilidade, cooperação, respeito, pesquisa e análise, assim como o  desenvolvimento de competências/ aprendizagens essenciais e transversais que vão para além dos conteúdos curriculares das disciplinas .

Atividade

Esta atividade enquadra-se no âmbito do desenvolvimento do projeto “ Sustentabilidade Alimentar com abordagem SALL ( União Europeia) fora do espaço físico da escola/ sala de aula.

Pretende-se com esta atividade que os alunos planifiquem, pesquisem, entrevistem, analisem e tirem conclusões de forma o mais autónoma e empenhada possível sobre  o tema.

Áreas de conhecimento do perfil do aluno/ aprendizagens  essenciais

Linguagens e textos

Informação e comunicação

Raciocínio e resolução de problemas

Pensamento crítico e criativo

Relacionamento interpessoal

Desenvolvimento pessoal e autonomia

Conceção de Cidadania Ativa

Scroll to Top