Antes de mais dizer que estes trabalhos de projeto, foram desenvolvidos pelas turmas C e D do 9º ano, do nosso Agrupamento de Escolas João de Deus com a orientação da professora de Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento.
Dizer também que a professora Anabella Vaz foi com a sua vontade e determinação, decisiva para a minha participação neste projeto em parceria do Pavilhão do Conhecimento- CCV.
Os trabalhos foram desenvolvidos com uma abordagem SAAL( Schools as Living Labs).
A Sustentabilidade Alimentar tem que ser um propósito das novas gerações e como os alunos aprendem através dos desafios da vida real, foi importante irem muito para além da sala de aula e do espaço físico da escola, refletindo sobre as implicações das decisões/ações das outras pessoas e das suas próprias, no seu futuro individual ou coletivo, caminhando assim para a educação do Sec. XXI. Assim os alunos foram entrevistar os vendedores do Mercado Municipal de Faro, para saber se neste mercado efetivamente há a preocupação pela sustentabilidade alimentar, evitando o desperdício.
Abaixo fica o quadro-resumo dos objetivos/aprendizagens essenciais do projeto.
Todos os trabalhos foram realizados pelos alunos.
Integração curricular da ativi | |
Disciplinas: | Ciências Naturais- Professora Adelaide Coelho Cidadania e Desenvolvimento- Professora Adelaide Coelho Português- Professoras Isabel Campos 9º C e Patrícia Diogo-9º D |
Conteúdos | Alimentação Saudável/ Saúde Alimentar Alimentação Sustentável/Desenvolvimento Sustentável |
Objetivos: | Potenciar experiências pedagógicas e formativas nomeadamente o desenvolvimento de valores e atitudes de sociabilidade, cooperação, respeito, pesquisa e análise, assim como o desenvolvimento de competências/ aprendizagens essenciais e transversais que vão para além dos conteúdos curriculares das disciplinas . |
Atividade | Esta atividade enquadra-se no âmbito do desenvolvimento do projeto “ Sustentabilidade Alimentar com abordagem SALL ( União Europeia) fora do espaço físico da escola/ sala de aula. Pretende-se com esta atividade que os alunos planifiquem, pesquisem, entrevistem, analisem e tirem conclusões de forma o mais autónoma e empenhada possível sobre o tema. |
Áreas de conhecimento do perfil do aluno/ aprendizagens essenciais | Linguagens e textos Informação e comunicação Raciocínio e resolução de problemas Pensamento crítico e criativo Relacionamento interpessoal Desenvolvimento pessoal e autonomia Conceção de Cidadania Ativa |