Uma Equipa, um Compromisso

O altruísmo, a solidariedade e a empatia agregaram mais de 50 alunos das turmas E e G do 12º ano e E e F do 11º, entre os dias 7 de outubro e 4 de novembro, os quais se envolveram na organização de uma ação da área do Voluntariado, sob coordenação das professoras Ana Vairinhos, Carla Alves, Dina Espada e Paula Lourenço. O motivo quase dispensa apresentações:  o Peditório Nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro, concretizado em iniciativa de rua por mais de 150 alunos do 10º ao 12º anos da Escola Secundária João de Deus.

Convidada este ano pela Liga Portuguesa Contra o Cancro para ser “Zona” autorizada do Peditório,  a Direção do Agrupamento aceitou este desafio e esta responsabilidade. A  ação movimentou um número extraordinário de alunos, entre os que aderiram à iniciativa e os que estiveram na retaguarda de toda a organização.

Desafiados pelas professoras a envolverem-se nesta “causa maior”, os alunos e alunas das quatro turmas de preparação da atividade participaram nas várias etapas conducentes aos dias centralizadores do Peditório. A experiência foi, nas palavras dos mesmos, “única”, reforçando “a sensação de solidariedade (…) para cumprir o objetivo de angariar o máximo de fundos possíveis e assim salvar vidas”, afirmando ainda que “fazer parte da organização do peditório nacional na nossa escola fez-me sentir que podia fazer a diferença na vida de alguém ou até mesmo de alguma família”.

Assumiram funções variadas, com a noção de que trabalhar em equipa era fundamental para os resultados pretendidos: esclarecer os colegas sobre a iniciativa, motivá-los para a participação, permitir-lhes uma experiência de voluntariado que alguns deles (no caso das turmas E e F de 11º ano) já tinham vivenciado no ano anterior. Por isso, multiplicaram as ações, foram incansáveis na concretização das tarefas, disponibilizaram horas de almoço, intervalos, tardes. Dividiram-se por equipas:  afixaram cartazes informativos, divulgaram a ação, presencialmente, a todas as turmas do ensino secundário, inscreveram os colegas voluntários em documentos preparados para o efeito, entregaram cofres e kits, monitorizaram as várias etapas da organização, prestaram apoio aos voluntários, receberam cofres e materiais, organizaram listas, arrumaram espaços utilizados, foram os muitos “braços direitos” e imagem da Escola e das próprias professoras da coordenação da ação.

Da experiência ficam as palavras que os voluntários partilharam com os alunos e professoras, ficam as histórias do Peditório de rua e fica o compromisso para com esta causa. Durante um mês, NÓS “Fizemos parte desta equipa”!

Ana Vairinhos, Carla Alves, Dina Espada, Paula Lourenço

Scroll to Top