No dia 16 de novembro os alunos do 5º B realizaram uma workshop sobre Vermicompostagem, no âmbito do Projeto de turma e em parceria com o Clube de Ciência Viva na Escola do nosso Agrupamento.
O Eng. Hugo Rato, da empresa Ecogrowing explicou aos alunos e professores envolvidos o processo, as vantagens e as aplicações da vermicompostagem.
As idas ao caixote de lixo diminuem muito, pois os restos de comida não cozinhada são quase todos colocados no compostor. As minhocas da espécie Eisenia andrei processam a matéria orgânica, a qual após digestão é transformada em húmus. No fundo do compostor vamos obter um inodoro e potente adubo líquido, que podemos usar na horta, após diluição.
Os alunos e a Equipa da Horta Pedagógica colaboraram na preparação da “cama” das minhocas (fibra e coco e cartão), onde foram então colocadas as minhocas. O compostor foi instalado num local adequado de temperatura e luminosidade e longe de ruídos extremos.
No dia 18 de novembro, foi a vez dos alunos do 8ºF ficarem a conhecer a vermicompostagem e perceberem que , para além da separação dos materiais recicláveis, ainda podemos reduzir mais o volume de lixo produzido nas nossas casas e enviado para aterro. Tal como os colegas do 5º ano, ficaram a conhecer os aspetos essenciais da manutenção do vermicompostor e a compreender a função das minhocas no solo e o seu papel na reciclagem de resíduos alimentares domésticos. Após a sessão informativa, estiveram a ver o compostor com as minhocas já em ação! Foi o momento de revolver a fibra de coco e as minhocas.
Agora os aluno do 5º B, do 8°F e da Equipa da Horta Pedagógica da Escola tem a missão de alimentar estas “meninas” para que daqui a 3 ou 4 meses já seja possível utilizar o húmus produzido, fertilizando a terra e aumentando as nossas colheitas.
Esta iniciativa ,realizada em parceria com o Clube Ciência Viva na Escola, foi cofinanciada pelo programa operacional regional CRESC ALGARVE 2020.
Anabela Estudante, Coordenadora do Clube Ciência Viva na Escola
Carla Peres, professora de Ciências da Natureza do 5º B
Sofia Rodrigues, professora de Ciências Naturais do 8º F
Teresa Faísca, Coordenadora do Projeto Separa e Ganha
Clube Ciência Viva na Escola