A Rubis recebeu pela primeira vez uma visita de estudo de alunos do ensino secundário, no passado dia 17 de junho,. A empresa acolheu favoravelmente o pedido dos alunos do 10º G, surgido na sequência do trabalho de Cidadania e Desenvolvimento realizado na disciplina de FQA, enquadrado no Referencial de Educação para os Riscos – Riscos tecnológicos.

Foi assim possível observar a existência de uma verdadeira cultura de prevenção de risco numa instalação essencial, em que se realiza a receção e armazenagem de GPL e onde se efetua o enchimento de carros tanques e de garrafas de GPL para posterior expedição e comercialização.

O responsável pelas instalações e um elemento da proteção civil fizeram uma apresentação da importância estratégica da instalação, as condicionantes ligadas à sua localização, os procedimentos de prevenção de risco e as medidas de intervenção implementadas. Os alunos, desdobrados em dois grupos, tiveram ainda oportunidade de visitar a zona de descarga dos camiões cisterna, o carrossel de enchimento das bilhas de gás e a zona de esferas de armazenagem, inteirando-se de todos os procedimentos de prevenção e de atuação existentes. A visita foi realizada com equipamentos de proteção individual disponibilizados pela Rubis: fatos ignífugos, capacetes, calçado antiestático, muitos dos quais adquiridos propositadamente para esta visita de estudo. Os alunos e a professora Anabela Estudante agradecem a Luís Silva (Rubis) e a Carlos Mota (Proteção Civil de Faro) o excelente acolhimento que lhes permitiu ficar a conhecer aspetos de atuação da proteção civil, riscos tecnológicos e plano de segurança (conceito, objetivos, etapas, medidas interventivas e de intervenção, medidas de autoproteção) de uma instalação industrial.

Scroll to Top