“NÓS PROPOMOS – CIDADANIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA” 20014/15
8 June, 2015
Reunião com os Encarregados de Educação do CEF
9 June, 2015

“VOLUNTARIADO AMBIENTAL PARA A QUALIDADE DA ÁGUA” 2014/15

IMG_2041 IMG_2053 IMG_2207

PROJECTO: “VOLUNTARIADO AMBIENTAL PARA A QUALIDADE DA ÁGUA” 2014/15

 

Este ano letivo realizou-se, pelo quinto ano consecutivo, o Projeto Regional ”Voluntariado Ambiental para a Qualidade da Água” que é uma iniciativa da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) delegação do Algarve, em parceria com a Câmara Municipal de Faro – vereação do Ambiente e professores da equipa do CCMar da Universidade do Algarve.

 

Tendo como principal objetivo a promoção de uma cidadania ambiental ativa, o Projeto visa mobilizar os alunos para a importância da monitorização da qualidade da água, da Ria Formosa, através de indicadores biológicos, de forma a manter a sustentabilidade das atividades que nela se desenvolvem. Este Projeto contribui para o conhecimento da Diretiva Quadro da Água (DQA) e do Plano Hidrológico da Região e para uma crescente participação pública nas ações relativas à educação ambiental no território.

 

Participaram a turma 11º C, num total de 26 alunos e dois professores, e ainda, 4 alunas voluntárias do 10º ano e, uma turma do 8º ano do colégio do Alto, com quem fazemos parceria.

 

 

ATIVIDADES DO PROJETO

 

No dia 21 de Outubro de 2014, participação da professora responsável pelo projeto no 5º Encontro Regional de Educação Ambiental, onde recebeu um diploma de mérito para si e outro para a escola.

 

No dia 20 de Fevereiro de 2015, os alunos do 11ºC da escola secundária João de Deus efetuaram uma saída de campo à Ria Formosa, concelho de Faro, por ser o dia do mês com a maré mais baixa (estava com 0,14 m de altura), possibilitando desta forma, uma fácil recolha das amostras.

Depois do almoço efetuou-se a triagem das amostras e a identificação dos macroinvertebrados bentónicos. Os elementos do CCMar e a Vereadora do Ambiente estiveram presentes todo o dia.

 

A ida à Ribeira do Algibre, em Loulé, com a turma 11ºB não se efetuou, uma vez que não nos foi facultado o autocarro pela CM de Faro, como é habitual.

 

A professora responsável participou na habitual formação de professores, no âmbito do projeto, que este ano consistiu num ciclo de 5 Seminários, subordinados ao tema “A INTEGRIDADE DO SISTEMA LAGUNAR E AS ATIVIDADES ECONÓMICAS”:

 

I – MOLUSCICULTURA – BIVALVES, realizado na Biblioteca Municipal de Faro a 1 de Outubro, 2014

II – PESCA, AQUACULTURA E SALICULTURA, realizado na Biblioteca Municipal de Olhão a 28 de Janeiro, 2015

III – TURISMO, realizado na Biblioteca Municipal de Faro a 25 de Fevereiro, 2015

IV – AGRICULTURA, PECUÁRIA E INDÚSTRIA, realizado na Biblioteca Municipal de Olhão a 25 de Março, 2015

V – A ESCOLA E A RIA FORMOSA, realizado na Biblioteca Municipal de Faro a 29 Abril, 2015 onde a professora responsável foi convidada a apresentar uma comunicação sobre o trabalho efetuado pela escola.

 

A professora Responsável pelo Projeto

Anabella Vaz

Faro 3 de junho de 2015